Documentando experiências de Educação Alternativa

Este é um dos conteúdos do II Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade - V Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita que é relevante para esse nosso blog.

O principal contéudo é o vídeo das palestras da mesa 🎬 Documentando experiências de educação, que são breves relatos (~20min cada uma) das experiências e reflexões dos autores / produtores de três documentários publicados nos últimos anos sobre experiências de educação alternativa ao redor do mundo.

Conteúdo:

# "Pedagogias alternativas: problemáticas comuns e desafios", de German Doin, diretor, pesquisador e roteirista do video-documentário 🎬 A Educação Proibida.

# Relato da experiência de Antonio Sagrado e Raul Perez, diretores e produtores do video-documentário 🎬 Quando Sinto que Já Sei.

# E o relato do jornalista André Gravatá, um dos autores do livro 📖 A Volta ao Mundo em 13 Escolas.


🏁 Vale incluir aqui o link para um MAPA COLETIVO DA EDUCAÇÃO ALTERNATIVA, proposto e mantido pela organização REEVO, que German Doin apresentou no relato acima sobre o video-documentário A Educação Proibida.
Mapa Coletivo (mundial) da Educação Alternativa
Cada ponto no mapa tem um breve relato de cada uma das "escolas" que estão fazendo educação de uma forma diferente da tradicional (910 ao todo, no mundo, na data de atualização desta página, em março/2017):


2 comentários:

  1. No MAPA DA EDUCAÇÃO ALTERNATIVA acima, aproveite para ver quais estão próximas de você e planeje uma visita!! Alguns de nós da região de São José dos Campos conhece pelo menos 1 delas (Instituto Pandavas, em Monteiro Lobato) e já ouvimos falar do Projeto Âncora de Cotia - o mapa indica essas e muitas outras... vale dar uma olhada!!

    ResponderExcluir
  2. E ainda sobre o MAPA, estamos trabalhando para, em breve, podermos incluir mais um caso, de uma escola filantrópica da cidade de São José dos Campos!

    ResponderExcluir

Muito agradecido por comentar essa publicação! Seu comentário passará por um moderador apenas para garantir que o conteúdo é pertinente a essa página. Grato pela sua compreeensão.